domingo, 16 de abril de 2006

Páscoas antigas...

Hoje se celebra a Páscoa (e não na sexta-feira, dia da expiação da Paixão...), comemorando-se, na Igreja Católica, a ressurreição de Jesus, o Cristo, depois de todo o sofrimento, vencendo a morte... Independentemente de religiões, e mesmo para os não cristãos, esta é, com certeza, uma época de reflexão: sempre é tempo de se enxergar algo mais que nossa frágil e insignificante existência, e sempre é tempo de sentir a vida como algo mais que o simples "aproveitar" os prazeres que ela nos possa proporcionar... Feliz Páscoa, com muita paz e renovação de fé a todos que querem crer! E hoje aproveito a oportunidade para, na RETROSPECTIVA deste mês de aniversário dos Morcegos, republicar a crônica "Gosto da Páscoa", do ano passado (quando ainda no Weblogger), sob o tema das "datas especiais", sempre marcadas com os devidos textos neste humilde espaço virtual...

RETROSPECTIVA
DATAS ESPECIAIS



Gosto da Páscoa, sempre gostei. Acho linda toda a história que me foi passada com maestria por minha mãe desde a minha tenra infância, quando ainda voltava para casa com a cara pintada de coelho...

Como minha história sempre foi pontuada pelo Cinema, não poderia esquecer-me das "Sessões da Tarde" daqueles doces tempos: toda Sexta-feira Santa, a Globo exibia O Rei dos Reis, com aquele hollywoodiano Jesus loiro e de olhos azuis do Nicholas Ray, naquela maravilha de Technicolor e de Cinemascope que até hoje impressionam... Hoje passa qualquer coisa (até Loucademia de Polícia IV eu já vi!) e, ultrapassada que está a época das "programações temáticas" (acredito que hoje em dia só a Record ainda mantenha a tradição, por causa dos "profetas do Apocalipse" da louca Universal, ainda exibam algo para lembrar a data, cinematograficamente falando, com o longo e frio Jesus de Nazaré, de Franco Zeffirelli), tem havido meio que um esvaziamento dos reais sentidos da Páscoa: sem a ajuda da televisão, as pessoas parecem que acabam esquecendo...

Minhas reminiscências de infância ainda me fazem estranhar o fato de ver hoje pessoas a farrear com bebedeiras e muita música alta (sem falar no ato de comer carne, "mortal" para os mais fervorosos), ainda que não tenha vivido - e seja contra - os tempos duros da infância de meus pais, onde tudo era pecado nesta data, verdadeiro luto exagerado até para quem não comungasse da religiosidade da mesma (meu pai, por exemplo, eterno agnóstico não assumido, sente o "peso" do período pascal até hoje)... Justamente por isso, aos poucos, nem mais consigo desejar "Feliz Páscoa", mas só e tão somente "bom feriado", mais mundano assim mesmo, porque parece que reflexão ficou coisa para a gente fazer depois de morrer - e não digo isso por conservadorismo, não, cada um com seu cada qual: só não vejo como os feriados possam ser apenas "feriados", há sempre algo a mais por trás, especialmente para tempos tão anticristãos...

E falo tudo isso para cristãos ou não (a Páscoa dos judeus, por exemplo, é cheia de reflexões muito ricas e pungentes sobre o êxodo do povo hebreu do Egito, liderado por Moisés), para todos de uma forma geral: gosto da Páscoa como um renascer (ainda que não o faça com a intensidade com que talvez deveria), independentemente de religião. Gosto dos ensinamentos sábios de Jesus e da sua ressurreição (a fé eterniza)... Amo lembrar o momento solene das três horas da sexta, quando mamãe lembrava a morte do Filho de Deus (às vezes até o tempo colaborava, com raios e trovões justamente nessa hora, dando mais impacto para a minha cabecinha de criança), e de lembrar das disputas pelos chocolates com o meu irmão Dilemberto (que hoje é ateu!)... Gosto de assistir a todas as produções que retratem a Paixão do Cristo (apesar de não ter apreciado muito o filme homônimo de Mel Gibson, aqui vai publicada uma foto extraída do mesmo, com um Jesus mais perto da realidade)... Gosto de me lembrar das Páscoas de outrora, com o meu saudosismo invadindo até mesmo a minha fé...

(Dilberto Lima Rosa, Morcegos - Weblogger - abril de 2005)
 

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web Analytics

VISITE TAMBÉM:

Os Diários do Papai

Em forma de pequenas crônicas, as dores e as delícias de ser um pai de um supertrio de crianças poderosas...

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran