domingo, 4 de junho de 2006

Mês de junho no ar e as novidades aportam nos Morcegos: a partir deste domingo, com o fim da Retrospectiva 2 Anos, falarei de Cinema com o quadro Cine Morcegos, sendo que, a cada semana, um novo tema estará em evidência! Nesta "primeira sessão", um olhar sobre o universo da atual animação, mais especificamente de uma novidade dos estúdios Disney em sua primeira empreitada em 3D sem a parceira Pixar...




Um Marco na Disney!

Não só porque se trata do primeiro longa em 3D da Disney (o último a usar a animação tradicional foi o simpático Irmão Urso) ou por se tratar de algum novo clássico do estúdio do Mickey (que já ofereceu ao mundo obras-primas como Fantasia, Dumbo ou O Rei Leão), não, meus queridos blogueiros de plantão, Chicken Little (em DVD já há alguns meses) é inovador por um apresentar um aspecto nem sequer debatido até agora: o primeiro personagem gay da história da animação - apesar de os personagens do clássico Bamby já terem apresentado comportamentos efeminados, tudo era previsto no contexto da época e o que houve foi apenas uma exacerbação da infantilidade dos inocentes animaizinhos!

O que pode parecer estapafúrdio é a mais pura verdade! Chicken Little, divertida estorinha (com cara de episódio de alguma série de animação, que recicla uma velha fábula) de um galinho adolescente, menor que a maioria de sua idade, que acredita que o céu esteja caindo e acaba aprontando inúmeras confusões, apresenta, entre os bichinhos impopulares amigos do Galinho do título, um porco covarde, gordo, infantilizado e perseguido por seus colegas de escola! Até aí, nada além que a velha fórmula dos "perdedores do colégio" sendo requentada para as animações infantis... Só que há algo a mais: Raspa do Tacho (adaptação em Português do nome do porquinho) coleciona escondido de seus amiguinhos os discos da Barbara Streissand, adora as Spice Girls, canta como uma garotinha quando tocam "Lolypop" e, na seqüência mais importante do filme, toma coragem ao ouvir o grito de guerra de sua música favorita - "I Will Survive" (hino das drag queens)!

É, o mundo está realmente mudando! E até no mais conservador lugar da terra, a Disney, um personagem infantil começa a apresentar às criancinhas as diversidades do mundo atual... Tudo bem que, na maioria das vezes, somente os pais vão entender as insinuações, mas Chicken Little mostra algo mais que as inovadoras técnicas de 3D:em sua estorinha aparentemente infantil, explora temáticas adultas como a necessidade do diálogo com os pais, a diversidade das raças (na cidadezinha cosmopolita com cara de 'cartoon' vemos todos os tipos de animais, de mamíferos como bois e ovelhas, até peixes, que andam em receptáculos cheios de água - cuja espécie nos brinda com o personagem mais engraçado do filme) e outros tipos de personalidades... Algo com que talvez o velho Walt nunca tivesse sonhado em 1937, quando do lançamento de Branca de Neve e Os Sete Anões... Será que não, mesmo?!
 

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web Analytics

VISITE TAMBÉM:

Os Diários do Papai

Em forma de pequenas crônicas, as dores e as delícias de ser um pai de um supertrio de crianças poderosas...

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran