segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Mais um ano a mais...

Demais, demais... Demais mesmo, muito além das tragédias de enchentes, tufões e tsunamis varrendo pessoas inocentes para além deste mundo, foi ver torrentes e mais torrentes de lama, de um lado a outro, de Brasília ao Maranhão (Operação Boi-Barrica da PF contra Fernando Sarney, em inúmeros crimes com o "papai", Atos Secretos tornados públicos aos milhares e 11 processos de quebra de decoro parlamentar abafados pelo "Conselho de Ética"), e o Demônio de Bigode não caiu! "Eu acho que nós estamos terminando um ano brilhantemente, e o Senado está em absoluta tranquilidade, votando normalmente, é uma Casa politicamente tranquila", declarou o Coronel-Mor em estado de graça no final de 2009... Claro, para ele, o ano passado não poderia ter terminado melhor! Mas, enquanto o Senado ficou paralisado para este mar de lama ser jogado no ventilador e resultar em absolutamente nada, enquanto o Judiciário de muitos Estados (especialmente o letárgico Maranhão) parou com a desculpa de "atualização para a Meta 2" do CNJ (onde deveriam todos os processos iniciados em 2005 ter, enfim, sua sentença) e nada aconteceu, e enquanto Lula, entre uma lágrima cinematográfica e outra, vocifera alguma "novidade" ("Nunca antesss na Hissstória dessse Paísss..."), e o Brasil, depois do carnaval, continuará parado até depois das Eleições de outubro, tentemos seguir em frente com algumas coisas boas que ainda pintam por aí...

Não por acaso, o livro do ano passado foi mesmo Honráveis Bandidos: com seu bem humorado e inteligente passeio jornalístico pela recente História do País, povoada por Sarneys, Malufs, Calheiros, Temmers e Collors (apesar de alguns pecados narrativos, como o não aprofundamento em algumas causas), Palmério Dória mereceu fechar o ano com seu livro como o "não-ficção" mais vendido! Parabéns também ao velho Chico Buarque, emplacando mais um sucesso literário e cada vez mais maduro nas Letras com o excelente Leite Derramado, um inteligente exercício de narrativa (capítulos curtos de parágrafo único, num fôlego só, prendendo até o fim!) onde acompanhamos um personagem centenário em delírios no seu leito de morte, a desfiar, em meio a preconceitos e problemas de memória, séculos de sua tradicional família de calhordas burgueses em meio à saudade de sua amada "morena" Matilde, fonte de sua destruição pelo ciúme - numa prosa "machadiana" cheia de tempos desconexos, Chico está tão brilhante como em seu primeiro romance, Estorvo, onde restava para o leitor amarrar e interpretar os pontos soltos pelo protagonista em desvarios, tão bons quanto os velhos personagens contraditórios de suas antigas canções, como o "fugitivo" de Bye Bye, Brasil!

E, falando em suas canções, outro grande livro figurou entre os "não-ficção" mais vendidos, que indico entre os 3 melhores do ano passado: Histórias de Canções – Chico Buarque, de Wagner Homem, apesar de não contar necessariamente como muitas canções do grande compositor carioca tenham nascido (algumas "histórias", por exemplo, não passam de menção a uma ou outra canção) - o que, à primeira vista pode decepcionar, tamanha a curiosidade em torno de uma obra tão rica em simbolismos como a de Chico -, tem todas as situações "inspiracionais" na época e na situação político-social em que foram criadas, montando um painel que ajuda a rememorar e a conhecer um pouco mais deste que é o maior compositor-poeta de nossa tão esbranquiçada MPB - que, em 2009, continuou sem apresentar muita novidade digna de nota...

Assim, se na TV alguns poucos programas sobressaíram (como o sempre bom CQC, a novidade da MTV, Furfles, que renovou Marcelo Adnet e o humor televisivo de quadros, como os do Mestre Chico Anysio - que também deu o ar da graça com o ótimo, porém outonal Chico e Amigos no finalzinho do ano) e no Cinema o destaque terminou sendo daqueles vampirinhos midiáticos sem graça ('sorry', não poderei falar de grandes diretores que adoro, como Tarantino e VonTrier, porque acabei cometendo o pecado de perder nos cinemas Bastardos Inglórios e Anticristo em 2009...), resta a nós dar vivas ao pouco que foi bom e chorar pelo leite derramado de séculos de abusos de sujas castas coronelistas no Poder em mais um ano que passou inglório, com o anticristo "perdoado" e sacramentado... Vai passar!
|

5 comentários:

Игорь on 5 de janeiro de 2010 às 19:49 disse...

Olá Dilberto !

boas dicas de leitura .

Também não vi o último do Tarantino . Fiquei com um pé atrás .

abraços

Thais Lopes on 8 de janeiro de 2010 às 01:25 disse...

MUITO INTERESSANTE SEU TEXTO...
ESTOU AOS POUCOS VOLTANDO AO BLOG... POIS O TEMPO FOI MINHA INIMIGA NESTA PASSAGEM DE ANO
FELIZ ANO NOVO

Francisco Sobreira on 9 de janeiro de 2010 às 18:22 disse...

Ué, Dilberto, o comentário que postei aqui, há uns 3 dias, sumiu. Mistérios da blogosfera. Nele eu lhe perguntava se você está sabendo que vai ser feito um documentário com o bigodudo. Depois do filme sobre o barbudo, virá o do bigodudo. Triste país! Quanto ao livro do Chico, gostei com moderação, Budapeste me agradou mais. Um abraço.

Scorpys on 10 de janeiro de 2010 às 00:14 disse...

Espero que em 2010 tudo melhore inclusive na politica,tenha um domingo e uma semana deliciosa

Luma Rosa on 10 de janeiro de 2010 às 22:52 disse...

Quando li este tweed http://twitter.com/marconiperillo/status/6304591847 me animei tanto, pensei com meus botões "Pow! O cara pegou uma gripe equina e está com hidrocefaléia crônica! Dizem que a força do pensamento move montanhas e não custa fazer uma fézinha!
Melhor programa televisivo no final do ano foi o especial com Chico Anísio.
Vou reler "Leite derramado" - eu fiquei meio que sem saber muito bem o que é verdade o que é alucinação na delirante fala de Eulálio Assumpção. As frases são ótimas, com pensamentos e aforismos merecedores de um caderno de notas.

Boa semana! Beijus,

 

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web Analytics

VISITE TAMBÉM:

Os Diários do Papai

Em forma de pequenas crônicas, as dores e as delícias de ser um pai de um supertrio de crianças poderosas...

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran