quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Algumas imagens valem mais que mil palavras...

Conversando com o então aniversariante amigo Sérgio Ronnie no último dia 13, dentre as costumeiras brincadeiras sobre a "velhice e a calvície chegando", deparamo-nos, já como de praxe em nossas prosas, com a Política de nosso País/Estado e, como não poderia deixar de ser, com as eleições que se aproximam - no que ele me vem com esta adorável surpresa:

- Rapaz, andei sumido mesmo: eu estava em São Paulo, trabalhando num documentário sobre o Sarney - convite irrecusável, o Marcelo Tas 'tá envolvido: olha esse vídeo dele, como 'teaser' do nosso trabalho, que está ficando muito bom..."


Sem dúvida, ums excelente mensagem e um convite para uma ampla reflexão nacional... Pois que me pego, depois, acompanhando a campanha eleitoral na TV e me deparo com a seguinte sequência: os eternos senadores do Sarney pelo Maranhão, Lobão e João Alberto (quando a Roseana não está governando o Estado; senão uma das vagas é dela!), brincando com a cara do povo maranhense, como as "únicas" duas opções para as vagas de senador do nosso já tão vilipendiado Estado...


E o escárnio parece não ter fim: Roseana Sarney (governadora do Maranhão de 1994 a 2002 e, depois da cassação de Jackson Lago, primeiro governador eleito fora do Clã, governadora atual desde abril de 2009 - quando o legalmente correto seria a realização de novas eleições), depois de alguns programas com direito a "lindas biografias", momentos "caseiros" (como a candidata preparando, "como ninguém, uma deliciosa carne moída com quiabo"!) e de verdadeiros acintes - como o que afirma ser ela "aquela que não aceita pobreza como condição de vida pra ninguém", "que fica indignada com a criança sem escola, com a mãe sem médico, com o pai sem trabalho" (!) -, vem falar que fará uma "Revolução na Educação"! Acompanhe o vídeo e divirta-se:


Sem comentários... O que dizer depois da comparação do Maranhão a "qualquer outro estado do Brasil" - "até São Paulo" ("Não é mostrando a pobreza que ainda temos, não é expondo a infelicidade das pessoas no horário eleitoral é que a gente contribui para o bem do Maranhão")? Ou ainda, depois de ver Lula, que há não muito tempo bradava todos os podres de Sarney e família em qualquer palanque do País, vindo agora pedir voto para a "companheira guerreira Roseana" (junto a Dilma, "amiga de Roseana", intimidade infantilmente repetida em quase todo programa da candidata!)?

Mas acinte mesmo veio com uma das últimas propagandas (não disponível em vídeo), onde uma voz é ouvida saindo dos céus, tal qual um Deus falando com Moisés no clássico Os 10 Mandamentos, afirmando ser a "consciência do povo maranhense", clamando pessoas nas mais diversas ocupações (que se quedam olhando para o alto, como que a esperar a ordem da "Deusa") sobre a correta decisão: votar em Roseana... Sem dúvida, muito melhor foram as "respostas" dos demais candidatos de oposição (especialmente a do PSTU local, sobre o "salto" prometido na educação):






Que a oposição faça sua parte, una-se de verdade por um objetivo maior e procure corrigir eventuais derrapões passados... Nossa parte está feita: revelar imagens que sempre valem mais que mil palavras...
|

23 comentários:

Érica on 15 de setembro de 2010 às 19:28 disse...

É uma bagunça mesmo, o "Hilário eleitoral".

Eu não consegui ouvir nenhum dos vídeos, pois estou no laboratório de iformática da faculdade e aqui não tem audio, mas vou comentar mesmo assim, amanhã vejo com o devido audio lá no estágio. Ai eu comento de novo.

Aqui em Pernambuco tá tudo indo bem, nosso querido governador Eduardo Campos mostrou para o que veio e vem realizando um trabalho memorável.

Jarbas Vasconcelos, tantas vezes detentor do poder público do estado, ainda que temporariamente e em circunstâncias excepcionais, vem tomando uma lavaaaada deliciosa, algo de 75% de vantagem do querido adversário. Olha, só estando aqui pra saber. É muito bom admirar o representando maior do estado, e ele é adorado, idolatrado, salve, salve. Queria muito que o Maranhão passasse por algo parecido, de verdade.

Eu nunca passei uma eleição tão gostosa na vida.

Volto amanhã para ouvir e comentar de novo, beijos!

Claudinha ੴ on 15 de setembro de 2010 às 20:43 disse...

São Luis, sampa, minas, Brasil... Tudo igual meu caro Dilberto, só mudam os sotaques e os endereços. Eu me enojo cada dia mais deste povo. Usam a simplicidade e credulidade do povo, fazem cabeças e pensamentos de maneira absolutamente descarada e se dão bem no final.
Legal o trabalho de seu amigo, ele está conferindo o pensamento de gente consciente.
Beijo.

Thiago Leite on 16 de setembro de 2010 às 09:06 disse...

Muito bem, Dilberto. Eu queria ser tão antenado na política local do RN, para ao menos ter uma ideia de em quem não votar nestas eleições.

Érica on 16 de setembro de 2010 às 09:39 disse...

Olha, estou aqui vendo e ouvindo os vídeos e é muito impressionante isso tudo, o problema as vezes é a oposição não conseguir vencer a corrupção e terminar se misturando aos porcos. Olha, o que Tas falou foi de uma gentileza sem tamanho, e muito sincero, ele é fantástico e vocês todos do Maranhão mereciam mesmo uma grande revolução. Roseane a bruxa malvada do oeste, e ela tem cara de bruxa. Que Deus ajude ao povo dai exercer o direito ao voto da melhor maneira possível.

Beijos

Anônimo disse...

muito bom tê-lo de volta!!
Eu evito ao máximo tornar-me ciente dessas tristezas que são as campanhas políticas.
Me chateia. E não será através das urnas que esta chateação terminará.
Amarga demais para a política, essa polva.

José Viana Filho on 17 de setembro de 2010 às 22:19 disse...

Conversando com minhas irmas, cheguei a conclusão de que vc sera a futura voz de oposição do maranhão.

Gosto muito das suas opiniões e posições, embora discorde em alguns pontos de vista. Sinto que participei na sua evolução partidária(falando serio mesmo) e sei que tudo que falas tem sempre um tom de verdade e indignação. Meu caro amigo, um dia vamos beber a morte dessa corja toda.!!!

E viva Sergio e seus 30 e poucos anos bem vividos...E viva o cinema e seus docs de protestos!!

abs e valeu papaizão do TURU

cineboy on 17 de setembro de 2010 às 23:00 disse...

Oi Dilberto. Grato por ter falado do doc que estamos fazendo, é de Marcos Nogueira, um garoto antenado com política e opositor ferrenho a família Sarney,e obrigado por ter lembrado dos pulhas agregados a essa família mafiosa. Você sabe que voto Dilma, mas por aqui sou Flávio Dino e quero essa corja dos Sarney e seus asseclas locais fora de nosso estado. VAMOS A LUTA! Acho que o Brasil vai mudar depois dessas eleições, tenha fé. Quanto ao resto do doc ainda estamos fazendo, espero ter mais notícias em breve para você. Abração!!!

Marco on 18 de setembro de 2010 às 01:50 disse...

É, primo... A gente tem que reconhecer que a coisa é feia aí na sua terra, que infelizmente virou um feudo dos Sarney...
Horário Eleitoral é uma piada em que a gente acaba chorando no final. Todos viram personagens, alguns trágicos, outros cômicos. Todos encenando uma tragédia.
Carpe diem. Aproveite o dia e a vida.

Jandira Helena disse...

Sinceramente,acho que perdi a esperança de libertação nesta terra... À hora que conseguimos tirar o osso desse povo, eles foram lá e recuperaram tudo na unha!! Até nossa ilha que era rebelde,conseguiu eleger J.Castelo prefeito! A coisa tá feia pro nosso lado. As imagens utilizadas aqui retratam de verdade nossa situação durante todos esses anos. Ótimas escolhas. Cheiro

umbloguefuria disse...

É .

As Velhas Oligarkias...

Extremamente competentes pra se manter no poder .

Post muito esclarecedor .

abração

Cadinho RoCo on 18 de setembro de 2010 às 13:20 disse...

A questõe é que o Brasil conta hoje com uma qualidade de voto pra lá de sofrível e patrocinada por porgramas sociais, Bolsa Família, que estimnulam a degradaçãoo eleitoral em todos os sentidos.
Cadinho RoCo

Lulu on 18 de setembro de 2010 às 16:11 disse...

Horário político é horário de humor. Tem tanto candidato que nem tem noção da política. Obrigada pela sugestões do videos, semana q vem um deles vai ao ar.
Big Beijos

Jota Effe Esse on 19 de setembro de 2010 às 06:28 disse...

Como você sabe, Dilberto, essa calamidade ocorre em quase todos os estados. Há Sarneys e Reseanas por toda parte e o mais triste é ver o Presidente da República sendo cabo eleitoral de muitos deles. Graças a Deus ainda temos blogs como o Morcegos soltando o verbo e mostrando imagens que valem mais que mil palavras. Meu abração.

Magui on 19 de setembro de 2010 às 15:21 disse...

O Maranhão precisa reagir, criando lideranças populares e organizando-se sem permitir participação partidária .Aqui no ES foi assim que avançou tirando do poder poderosos antigos e sedmentados, inclusive, no crime organizado, afinal desbaratado.É próprio da política estas figuras, estes clãs e não é privilégio do Brasil. O que é preciso é a participação popular o voluntariado em levar o esclarecimento a todos os cantos. Eu já fiz isso em resposta à minha insatisfação e muita gente me reprovava. Ficar só na indignação pessoal não leva a nada a não ser um problema estomacal futuro.

Celamar Maione on 19 de setembro de 2010 às 15:47 disse...

Dil,
bom retorno, bons ventos o trouxeram de volta.
O que você acha do Tiririca ? Tudo indica que será o Deputado Federal mais votado do Estado de São Paulo. O voto do escárnio.
Com o slogan " Vote em Tiririca, pior não fica", prova que,o cenário político, infelizmente, pode ficar muito pior.
Netinho de Paula também será eleito.
Renovação política ?
Cruzes !!
Beijos !

Scorpys on 19 de setembro de 2010 às 21:55 disse...

Olha apesar de morar na capital do país corro de política como o diabo corre da cruz,talvez eu esteja errada ou muito saturada.Mas vale como informação as todos. Tenha uma semana deliciosa,
beijussssssssss

Dilberto L. Rosa on 19 de setembro de 2010 às 22:24 disse...

Infelizmente, Jota Effe e Magui, desconheço no Brasil algum outro ex-presidente e coronel nordestino ao mesmo tempo e tão poderoso: não há outro como o Sarney! A coisa não fica adstrita a uma politicagem regionalista: é nacional! Ele não só detém a imprensa local e inúmeros negócios imobiliários e de energia, não! Quem foi Ministro de Minas e Energia no lugar da Dilma? Por quê? Quem foi Ministro do Meio Ambiente no governo FHC? Ou você conhece alguém que foi Presidente do Congresso por tantas vezes e tão resistente a tantos recursos? Ou, ainda, como será que o governador Jackson Lago, primeiro eleito fora do clã, foi cassado no TSE?! Alguém...?! Quem distribuiu terras e concessões de televisão em nível nacional para os seus quando governador e presidente? Sarney comanda junto com quem for esta República de Bananas: sua influência e seu poder dentro do Poder Estatal é assustador... Assim, cara Magui, para nos livrarmos de eventuais "problemas de estômago", não me parace ser suficiente qualquer uma de suas fórmulas prontas: pelo visto, parece que só com uma revolução armada! Inúmeras frentes de libertação, partidárias e apartidárias, foram montadas e olha o resultado: Roseana, segundo lugar no último pleito, depôs Jackson e assumiu sem novas eleições populares...

Soninha on 20 de setembro de 2010 às 11:58 disse...

Olá, Dilberto!

Realmente, o povo é que tem de se instruir, esclarecer e votar corretamente.
Ter consciência cívica, moral...
Bons tempos quando tínhamos estas disciplinas nas ecolas.
Penso que, através da educação, conseguiremos modificar o perfil do Brasil...começando pelas crianças, é claro...
Educando a criança, não precisamos doutrinar adultos, não é mesmo?!
Valeu, seu protesto e de todo o povo brasileiro.
Façamos nossa parte, em breves dias, nas eleições.
Que Deus nos conduza.
Muita paz! Beijosssssss

Ruby on 20 de setembro de 2010 às 21:11 disse...

Isso me alegra, Dilberto, depois da exposição descarada daquele programa dominical daquela emissora maligna, só nos resta ver algo de bom que enalteça nossa terra e mostre ao país que não somos como muitos dizem, tenho fé sim, que seremos libertos, mesmo que nossa geração não usufrua o suficiente dessa liberdade, as vindouras não experimentarão do que nossos pais e nós vivemos diante dessa política infame que nos escraviza mesmo quando pensamos que estamos livres. Não vou perder o CQC e vamos divulgar.

Canto da Boca on 20 de setembro de 2010 às 22:00 disse...

Confesso que vou sonhando, e votando, acredito nas mudanças, se não para a próxima geração, mas para as próximas, o processo está sendo feito, teremos que ter um pouco mais de paciência que Jó, não nos resta outra saída, infelizmente!

Abração, Dilberto!

Dulce Miller on 21 de setembro de 2010 às 12:25 disse...

Oi Dilberto querido!
Tô totalmente por fora de política e propositadamente, tenho tantos problemas pra resolver na minha vida agora que política se tornou uma "notícia" pra mim, nada além disso. Vim aqui mesmo agradecer teu lindo comentário lá no blog e principalmente por nunca esquecer de mim, mesmo sumida!
Beijo no coração!

Marcelo on 26 de setembro de 2010 às 14:15 disse...

Por incrivel que pareça eu fico muito feliz a cada desmando, a cada coronelismo surgido, a cada falcatrua descoberta, nepotismo, ironia politica enfim fico feliz. Ainda não sei se isto possa ser uma memoria emotiva que me diga numa voz materna " é bem melhor inimigos declarados do que ocultos"...a nossa politica é velha, mas o nosso voto é novo, temos melhorado, temos errado, nota 10 é burrice acomodada, gosto do incerto, gosto de estar errado, gosto de duvidar....qualquer povo é maior o suficiente para crescer...todos nós brasileiros precisariamos ser um pouco mais argentinos e irmos para a Praça protestar, por qualquer coisa e por besteiras, precisariamos ser mais unidos como os franceses...aprendemos, caminhamos, cantamos...vamos conseguir, estamos conseguindo é sério!

abs

Marcelo on 26 de setembro de 2010 às 14:18 disse...

ah assisto a TV Senado e vejo que as coisas poor lá demorarão a serem resolvidas...Sarney emproado e pausas para o ócio, para o cafezinho e se duvidar até uma ida ao banheiro periga de ser anunciada ao microfone...feio e fragil aquilo ali! - deveria ser materia escolar se "estudar" "assistir" a TV Senado...eu adoro!

 

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web Analytics

VISITE TAMBÉM:

Os Diários do Papai

Em forma de pequenas crônicas, as dores e as delícias de ser um pai de um supertrio de crianças poderosas...

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran