terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Tempo de Aniversários


Descobri Tom Jobim por volta dos 15 anos, quando, catando LPs na casa de uma amiga para gravar uma fita K-7 (quantas antiguidades...), descobri a canção Chega de Saudade, obra-prima absoluta de Tom e Vinícius e espécie de marco-zero da Bossa Nova, de 58. A partir de então, as músicas do Mestre nunca mais deixaram de fazer parte da minha vida (ao lado de outros gênios como Chico Buarque, Vinícius de Moraes, Pixinguinha, Noel...), de tal forma que alguém tão distante acabou por se converter em ente próximo – tanto que, ao final de 1994, quando da notícia de seu falecimento (que só fiquei sabendo tarde da noite graças às preocupações e correrias daquela época de vestibular), senti, conversando com a então colega de turma Jandira, que um amigo próximo havia partido, tamanha a intimidade com sua Música e com sua Poesia, em letras e em melodias tão belas...

Tom foi Debussy, Villa-Lobos, Pixinguinha, Vinícius... Foi o dono da sabiá, de sua mata e de seus bichos de 'terra brasilis' que ele, antes de qualquer “ecochato”, tão bem soube defender, para o mundo todo, aos gritos melódicos e roucos de seu jazístico samba mais que brasileiro (ele próprio não gostava dessa estória de dizer que Bossa Nova era jazz...). Ao belo senhor de cabelos bonitos, chapéu panamá e compositor genial e único, que entoou uma cara para o Brasil e tão bem cantou e trouxe ao mundo tantos clássicos inesquecíveis: feliz aniversário, feliz bossa, no dia da Bossa Nova, no teu dia, Tonzinho, parabéns! “Cristo Redentor, braços abertos sobre a Guanabara...” abençoa este Rio, hoje triste e destruído pelas águas de janeiro, de que tanto o Tom gostou...

E por falar em Bossa Nova, de lembrar hoje que Caetano, baiano que também ama o carioca Tom (para quem dedicou uma canção e o nome de um filho), soube compor e cantar tão bem uma obra-prima, numa bela fusão de bossa, choro e tropicália, naquele seu estranhamento por sobre concreto e sonhos cruzados para a universalidade de gente, prédios e cultura definidores de Sampa – quase um segundo termo para a megalópole São Paulo, que hoje também aniversaria, completando 457 anos!

Então (afinal, só paulista mesmo para gostar tanto de começar frase com "então"...), uma vez que os Morcegos são muito mais lidos pelo resto do País do que pela minha própria São Luís do Maranhão, meus parabéns também aos "mano" paulistas ("é nós”; “’tá ligado?" e outras adoráveis idiossincrasias adúlteras da Língua, que ali já abrigou tantas outras...) que por aqui dão rasantes: "tipo" um "hiper-mega" “extra” (lê-se ‘estra’ por lá!) abraço a esta cidade ao mesmo tempo caótica e belamente surpreendente, um pouco nordestina, um pouco carioca, um pouco mundial, cosmopolita que é de sabores e de gentes, que jamais será “túmulo do samba” como brincou um dia Caetano, dada a poesia singela do "ítalo-bamba" Adoniran Barbosa e de tantos outros bons sujeitos de lá, como os amigos Miguel Chammas e sua adorada Soninha, que, juntamente a outros bandeirantes cheios de bossa, contam sempre boas memórias de "um sonho feliz de cidade"...

|

23 comentários:

Dulce Miller on 26 de janeiro de 2011 às 06:31 disse...

Bom dia, amigo!

Poxa, só agora percebi que não tem como copiar nada daqui.... queria levar parte deste teu belo texto pro meu blog que só fala de coisas do Brasil, com os devidos créditos, claro.
Mas enfim... Se quiser me enviar por e-mail eu publico no "Coisas Nossas" e divulgo teu blog lá, ok? Meu e-mail é dullimi@gmail.com.

Beijão, amigo relicário do meu coração!

Jandira disse...

Lembro-me com muita clareza desse dia de 94 cheio de coisas em nossas vidas... Saudade... E desde então minha vida foi permeada por estas canções, melodias e poesias que romanticamente me apresentaste com tanto amor. De fato tenho saudade daquele gostinho de descoberta - dentre tantos outros -que experimentei contigo. Beijo.

Claudinha ੴ on 26 de janeiro de 2011 às 10:07 disse...

Olá Dilberto! Fico feliz em ver tanta homenagem boa. Tom marca a vida de muita gente. Desde novinha canto Bossa nova e adoro Tom, assim como Caetano. Merecidíssima homenagem!
Quanto à sampa, ainda me é meio distante, vou lá uma, duas vezes por ano. Certamente alguma coisa acontece em nossos corações.
Um beijo a todos aí!

Simone Soares on 26 de janeiro de 2011 às 10:45 disse...

Dil,

Amooo ler o seu blog!! Os artigos são sempre incríveis e falam de uma forma com o que se sente....

Bjooo

Passageira on 26 de janeiro de 2011 às 14:05 disse...

Dilberto
(entre Dil e Beto descobri que a pouca intimidade só permite o nome inteiro! :)
Então (bem paulistanamente) li vários textos desta página, 4 pra ser mais exata. O que bate mais forte em mim é o prazer de ler um texto bem construido - sob todos os aspectos. Claro que gosto da escolha dos temas - juntar Tom e São Paulo foi dez!!!
Enfim, é bom voltar aqui.
Beijo!

ítalo puccini on 26 de janeiro de 2011 às 14:23 disse...

uma postagem com referências marcantes.

ouvir "sampa", pra mim, é um encanto.

e tom é necessária melodia diária.

abraços!

Scorpys on 26 de janeiro de 2011 às 15:16 disse...

Que linda homenagem,não ouço muito Tom,mas gosto.Parabéns,vc sempre com um bom gosto fantástico nos seus escritos.Tenha um fim de semana delicioso,
beijusssssssss

Soninha on 26 de janeiro de 2011 às 15:37 disse...

Olá, Dilberto!

Tom, sempre Tom! Adoro!
Você foi muito feliz ao se reportar sobre ele, destaforma tão carinhosa e tão pertinente.
A escolha desta canção para ilustrar seu tema, nossa...foi show!
E a referência à Sampa...me deixou emocionada. Sampa, meu berço esplêndido e berço cultural e gastronômico...
Agredeço pela referência ao Memórias de Sampa. Tem muitagente boa por lá, escrevendo e contando sus histórias sobre São Paulo.
Sabe, tem até o Zeca, do Janelas, que também é paulista e tem nos brindado com seus textos.
Publicarei esta semana o texto do Jens sobre Sampa, autorizado por ele, claro.
Enfim, ente mundo blogueiro estreita ainda mais os laços de amizade nascidos no mundo virtual.
Obrigada, Dilberto.
Adorei!
Excelente 2011a você e a toda a sua família.
Muita paz! Beijosssssssss

Miguel S. G. Chammas on 26 de janeiro de 2011 às 17:20 disse...

Dilberto meu chapa, falar de Tom é falar de uma Entidade Nacional, acho até que deveriamos usar black-tie rsrsrs
E fazer essa mistureba de Tom com Sampa foi muito bacana, principalmente por que acabou in cluindo nessa mistura, a mim e a Soninha (a família pendurada agradece a força).
Num texto cheio de parabéns, vale mandar um parabéns ao autor, é merecido.

Grande abraço, Miguel.
ET = Tem rabisco novo lá no meu cantinho.

Luci on 26 de janeiro de 2011 às 18:20 disse...

beleza de Tom...!
bj

ANTONIO NAHUD on 26 de janeiro de 2011 às 21:08 disse...

O Tom é uma maravilha, Dilberto. Parabéns pelo post.
Abraços,

www.ofalcaomaltes.blogspot.com

Luiz Santiago (Plano Crítico) on 26 de janeiro de 2011 às 21:35 disse...

Olá, Dilberto! Boa noite.

Obrigado pela participação no Cinebulição! Temos o projeto do Decálogo. Tem crítica dos dois primeiros, e até o meio do ano pretendo publicar dos outros oito filmes (dos quais você assistiu dois - embora a versão que eu vá criticar é a feita para a TV, um pouquinho diferente dos longas que se tornaram depois)...

Fico feliz que tenha se interessado para o Júri. A escolha da imagem foi proposital, porque eu queria mesmo que ultrapassasse o número de 12. Pretendo ter quantos bons cinéfilos se candidatarem. E manifesto seu interesse, vai o convite com as regras básicas:

JÚRI DE CINÉFILOS


O CINEBULIÇÃO o convida para fazer parte de um grupo de cinéfilos cuja intenção é votar e elencar temas relacionados à Sétima Arte para serem votados. Como Editor do blog, o meu objetivo é juntar um grupo de blogueiros que escrevem sobre cinema, para poder contar com eles a cada Lista que o CINEBULIÇÃO fizer. Caso aceite o convite, sua participação será a de jurado efetivo, ou seja, toda vez que eu for organizar uma lista, você será comunicado previamente, informado das regras e do prazo de entrega. A frequência das listas no CINEBULIÇÃO é de uma por mês ou por bimestre, dependendo da pauta diária do blog. Ao aceitar, você se compromete em participar de todas as listas para as quais for informado, exceto na ocorrência de sérios imprevistos; e também terá o seu nome, bem como a indicação do seu blog na lista de JURADOS CINÉFILOS do CINEBULIÇÃO.

Se não for aceitar o convite, por favor, não publique esse comentário.

Se for aceitar, envie um e-mail para: LULGO1@HOTMAIL.COM com os seguintes dados:

Título do e-mail: CONVIDADO PARA O JÚRI

Nome: (coloque o nome que você usa para assinar suas postagens no seu blog, ou seu nome completo, ou pseudônimo com o qual queira participar do Júri. Lembrando que apelidos libidinosos do tipo “Gatinha Manhosa” ou “Morenão Sarado” não serão aceitos).

E-mail oficial: (coloque o e-mail que você checa diariamente. É para ele que serão enviadas as regras para a primeira lista, e todos os outros comunicados do Júri).

Mini-currículo: (ou a chamada “sessão EGO”. Faça um pequeno apanhado das suas atividades, preferências cinematográficas, etc. Não coloque as empresas para as quais trabalhou ou seus desejos ocultos. Lembre-se que esse mini-currículo será exibido logo abaixo do seu nome, na lista dos Jurados.)

Cidade e Estado onde reside: (acho que não é necessário explicar isso. Mas por vias das dúvidas, vai lá: você deve colocar a cidade que você mora, ex.: Recife; e o Estado, nesse caso, Pernambuco.

Caso não responder a esse convite até o dia 31/01/2011, seu convite para a participação do Júri de Cinéfilos do Cinebulição será anulado.

Um abraço. Obrigado.

E parabéns pelo convite. Isso é sinal de que respeito e aprecio sua opinião sobre cinema e o seu trabalho no blog.

p.s.: caso o seu blog tenha mais um editor além de você, será permitida a candidatura desses também. Ele, ou eles, devem seguir as mesmas regras que você. NÃO SERÃO ACEITOS E-MAILS COM MAIS DE UMA APRESENTAÇÃO DE CONVITE.

Miguel S. G. Chammas on 27 de janeiro de 2011 às 12:32 disse...

Dilberto, atendendo as insistentes solicitações (uma do meu amigo)hoje tem post novo la no Prosa Verso.Aguardo sua visita!

Anônimo disse...

Sempre gostei do Tom Jobim, pena que o cara só foi valorizado depois que morreu.
Big beijos

Valquíria Falcão on 27 de janeiro de 2011 às 18:48 disse...

Quantas lembraças aqui neste post hem....bem nem se compara com minha humilde homenagem...e mil desculpas pelo sumiço, ainda sem pc em casa e no trab não podia entrar no blog, mas tem uns dias que estou podendo entrar, veremos até quando....
Beijos de volta...

Jens on 28 de janeiro de 2011 às 12:19 disse...

O teu talento fez justiça aos aniversariantes, Dilberto. Tanto Tom como Sampa merecem. Bonita homenagem.
Enciumada, a capital dos gaúchos mandou avisar que aniversaria no dia 26 de março.

Um abraço.

Jota Effe Esse on 29 de janeiro de 2011 às 14:47 disse...

Lindo texto, Dilberto, mas o Rio não está em condições de cantar "um sonho feliz de cidade" por causa das moscas. Elas são tantas que já fundaram uma associação. Detalhes no meu blog. Um abraço.

layla lauar on 29 de janeiro de 2011 às 16:28 disse...

um belo texto...adorei a leitura e compartilho sua admiração pelos artistas citados, especialmente pelo Chico Buarque, para mim o maior de todos, ainda que goste por demais de todos os outros, incluíndo seu homenageado Tom Jobim.

(agradecida pelas suas belas palavras lá no meu "ressaca" e pelo link)

beijo

Fran on 29 de janeiro de 2011 às 20:40 disse...

Nossa! Estou maravilhada com o teu comentário do meu blog, poucas pessoas são tão perceptivas assim, fico feliz que goste de Clarice Lispector e que tenha gostado do meu blog!
É sempre tão bom saber a opinião de outras pessoas, e pessoas como você (talentosas) é um privilegio!
Obrigada mesmo!

Estou lhe seguindo, e quero te dizer que o teu espaço é muito interessante desde o nome do blog ao conteúdo, sempre gostei de blogs que expressam a opinião própria, algo bem pessoal sabe? e o tema dessa texto é bom demais, adoro Tom jobim!!!!

Volta sempre ok? rs

Beijão!

Anônimo disse...

Tao linda essa foto e Chega de Saudades. Entao, minha filha que voce comentou la no blog canta uma porçao de musicas da bossa nova. Adora Tom Jobim. Seu blog é uma beleza. Eu ja tinha vindo aqui ler. Sera que ainda nao tenho seu link? E ENTAO no começo da frase é paulista? Paulisssstei de vez.
Bom domingo e boa semana Batman!

Lia Araújo on 31 de janeiro de 2011 às 02:58 disse...

Que encanto de blog... que texto maravilhoso....
eu confesso... poucas coisas eu gosto mais que bossa nova... Tom me faz delirar... vinicius, então!
E o Chico Buarque....

adorei tudo por aqui...
obrigada pelas lindas palavras...
sigo aqui tb!

Yvonne on 31 de janeiro de 2011 às 09:38 disse...

Oi querido, via agradecer a sua gentil visita no meu falecido blog e qual não foi a minha surpresa quando li o seu post falando sobre um dos meus ídolos. Tom Jobim era tudo de bom. Mil beijocas

Lu_MCordeiro on 1 de fevereiro de 2011 às 02:51 disse...

Querido amigo,nosso Maestro está sendo lembrado em alguns lugares,não com a grandiosidade que ele fez por merecer.Afinal,brasileiro tem memória curta e é bastante desligado qto àqueles que criaram obras magníficas para este país.Mas os mais sensíveis e cultos não esquecem nossos grandes mestres da música,literatura e das chamadas belas artes.Assim,Tom Jobim foi homenageado aqui neste espaço e por quem habita na sua antiga e querida morada:Ipanema.Fizemos um sarau,no quiosque em frente à rua Vinícius de Morais,com direito a telão mostrando vários clipes de nosso talentoso e querido maestro,enquanto várias de suas músicas eram interpretadas por cantores e boêmios,com direito a banda e coro de dezenas de pessoas que lotavam o lugar.Foi emocionante.A noite linda,o mar calmo,"calçadas cheias de gente a passar e a nos ver passar".Afinal,Tom frequentava o mesmo lugar,morava pertinho e compunha com outro "monstro" do cancioneiro brasileiro,Vinícius,no bar Garota de Ipanema,antigo Veloso,na esquina próxima.A Bossa Nova ainda existe e resiste,felizmente.E nós a percebemos não apenas como música,mas como estado de espírito.Fico feliz,querido amigo,que vc também tenha sido contaminado pela beleza e delicadeza dessa melodia que faz bem aos ouvidos e à alma.
bjos mto grandes para vc.

 

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web Analytics

VISITE TAMBÉM:

Os Diários do Papai

Em forma de pequenas crônicas, as dores e as delícias de ser um pai de um supertrio de crianças poderosas...

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran