sábado, 4 de fevereiro de 2012

Ela, O Tempo
E Os Filmes Fora de Época...


Todos já estão vestidos a caráter! E, pelo menos neste filme, espero que você não cochile em nenhum minuto!

Olha só que interessante (especialmente pra você, que me ensinou as primeiras noções sobre Informática, lá atrás, quando entrou na UFMA no curso Ciências da Computação): recentemente, descobri uma traquitana interessante entre as ditas 'gadgets' do Blogspot, o "Postagens Mais Populares", um espaço facilmente acrescentável onde o próprio 'site' disponibiliza, automaticamente e de acordo com o número de visualizações que referido 'post' teve no blogue, uma lista, pela ordem, com os assuntos mais visitados - e adivinha qual foi o mais visitado/visualizado? "Snoopyyyy..." "Ei, meu amigo Charlie Brown", de quase 2 anos atrás, seguido de outras crônicas igualmente saudosistas sobre alguns personagens de tempos idos (coluna abaixo deste 'post')...

Não sei se você notou, mas o curioso de tudo isso é que, tal como se deu com a quase totalidade dos 'posts' do mês de janeiro, as postagens mais populares dos Morcegos estão sempre a divagar sobre o tempo, este monstro de mil faces a nos cobrar tanto a cada dia... Sim, eu sei o quanto eu devo ainda a ele (e, de certa forma, a você também...), mas até você tem que admitir: quem sempre acaba salvando o dia é a Poesia, que este deus Chronos não consegue atropelar e acaba por deixar entrever pelas suas frestas... Ainda mais quando este tempo é vivido de perto, personificado numa garotinha que já cresce (e pula e diz as vogais e conta até 10 e já ensaia dançar...) com as próprias perninhas grossas...

A propósito, nem sei se você soube, mas não sou o único saudosista por aí: afinal de contas, quando se lê que já refilmaram ou estão bem perto dos 'remakes' de Um Robô em Curto-Circuito, Evil Dead - A Morte do Demônio, Karatê Kid e ainda por cima cogitam transformar De volta para o futuro em musical para a Broadway é de se pensar, né...? Estamos velhos... E, o que é pior, eles estão mais velhos ainda: do tipo mesmo "gagá", com criatividade quase nenhuma para algo novo de bom! E correm para fazer o de praxe: revirar nossos baús à procura de ouro para tudo converter em lixo moderno e bem mastigadinho (ou "reciclado", como queiram)... Sem esquecer algumas continuações campeãs de vergonha alheia, como o último (e quase senil) Indiana Jones...

Pelo menos ainda não mexeram naqueles "clássicos dos anos 80 por excelência", por exemplo, aquelas pérolas do John Hughes (falecido em 2009) da sua infância e adolescência, como A Garota de Rosa-Shocking, Clube dos Cinco, Gatinhas e Gatões... E, o maior de todos, Curtindo a vida adoidado! Tudo bem, eu sei que você leu vários boatos de que fariam uma continuação deste último, com Ferris Bueller nos dias de hoje como um importante homem de negócios e etc., mas, acalme-se: acho que, pelo menos nesse caso, eles enxergaram o bom senso e apenas fizeram um genial comercial de homenagem (no caso, o novo CR-V, da Honda: não deixe de conferir logo abaixo), recheado de referências e metalinguagens àquela pequena obra-prima de 1985!

Saudosa desse tempo? Claro, mas não de forma melancólica, né? O tempo jamais brigou com você: até quando ele lhe foi mais duro, você soube permanecer e se levantar (que bom que ao meu lado...). Na verdade, ele fez um acordo com você: enquanto eu beiro os 100 quilos e a calvície segue avançando, você continua como se ainda com os 15 anos lá de trás, de quando a conheci... Sem mencionar a sua "sabidoria", que paira acima do tempo e envolve todo mundo em volta, que a admira e a segue, independente de qualquer estúpida rede social (de que nem toma conhecimento)! Está mais bonita, é verdade, especialmente depois da maternidade - o tempo parou para saudá-la, sem dúvida alguma...

Porque hoje o tapete vermelho está estendido para você, meu bem: um feliz aniversário cinematográfico para quem tira de letra a superprodução mais simples de cada dia e me ensina, o tempo todo, que este nunca pára e a gente tem sempre que seguir em frente... Parabéns, Jandira!


"A vida passa rápido demais. E se você não parar de vez em quando para vivê-la, vai acabar perdendo o seu tempo..."
Tempo bom não volta mais... Ou será que volta? Para que fazer continuação ruim se um comercial inteligente já ajuda a matar a saudade? O ator Matthew Broderick, imortalizado no papel de Ferris Bueller (até hoje assim abordado nas ruas!) do "clássico" Curtindo a Vida Adoidado (1985) transforma-se no próprio personagem na mais nova campanha para a Honda.
|

13 comentários:

Jota Effe Esse on 4 de fevereiro de 2012 às 16:27 disse...

És mesmo "O Cara", Dilberto. Num só post disseste tanta coisa que fica difícil comentar sem cometer falhas. Homenageas a costela de Adão pelo aniversário, sem esquecer do toquinho de gente que enche a casa de poesia. Meu abraço.

Ruby on 4 de fevereiro de 2012 às 23:11 disse...

Realmente, Dilberto, o tempo tem se tornado um monstro que só cobra da gente e a cada dia mais rápido quenunca! Mas falando dos clásicos dos 80s, acho que não mexeram ainda porque ainda se viram com com algumas coisas sem graça que ainda sai, mas creio que breve farão os remakes e a garota de rosa shocking não deve escapar, pra desespero dos fãs. Tem muita coisa que não deveriam refilmar, mas a falta de criatividade que impera hoje na sétima arte, acaba por obrigar tal sacrilégio. Ainda me admiro de não terem refeito esses que você cita e tanto ama. Abraços.

Beti Timm on 4 de fevereiro de 2012 às 23:41 disse...

Morceguinho,

continuas o mesmo, o que muito me agrada. Dono de sábias palavras e precisos sentimentos, sem contar o gosto apurado como sempre. Uma bela homenagem digna de um homem apaixonado e que sabe reverenciar a mulher amada. Perfeito, conciso e poético. Permita-me retomar o meu cargo de fã número um, o que faço com muita honra.

Beijos saudosos

Ilaine on 5 de fevereiro de 2012 às 09:18 disse...

Dilberto... que maravilhoso! Seu texto é formidável. É uma declaração tão linda de carinho por sua Jandira - que ainda parece ter os seus 15 aninhos - e ainda assim, há tanta, tanta informação neste escrito. Ah, admiro você! Perdoe minha ausência.

Beijo grande!

Marcos Rosa on 5 de fevereiro de 2012 às 12:01 disse...

E aí Dilberto, quem sabe somos parentes mesmo! O Rosa vem da família de meu pai, a qual não conheço ninguém, só sei que são de Pernambuco.
Sobre essa ferramenta do blog, gosto bastante, mas a melhor, penso eu, é aquela que exibe os últimos comentários. Toda vez que abro o blog visualizo se alguém comentou algum post, rsrs
Em raelação as refilmagens dos clássicos dos anos 80, certamente ainda farão muitas, pode esperar.

ANTONIO NAHUD on 5 de fevereiro de 2012 às 14:30 disse...

Realmente esse recurso POSTAGENS MAIS POPULARES surpreende... Eu as vezes fico de boca aberta com a popularidade de alguns posts meus (caso de OS AMORES DE LUCRÉCIA BÓRGIA ou NOSSAS MUSAS, NUAS).

O Falcão Maltês

Claudinha ੴ on 5 de fevereiro de 2012 às 17:27 disse...

Olá DILeto amigo...
Amei esta postagem! Sou saudosista assumida, Curtindo a vida adoidado é um dos filmes marcantes em minha adolescência e confesso que ainda prefiro a versão musical adolescente, o adulto Broderick não tem a graça de Ferris. Mas amei o comercial, muito criativo mesmo. Os posts mais visitados são mesmo aqueles que mexem com as lembranças queridas de todos! Um 'bêjo' 'procê' e pras suas 'mininas'.

ma66ie on 6 de fevereiro de 2012 às 17:25 disse...

Olá Dilberto! :)
Eu quero muito ir ver "A dama de ferro". Espero que valha a pena!
Beijinhos

Игорь on 7 de fevereiro de 2012 às 13:43 disse...

Uaaauuuuu que declaração !!!

E o fecho com o vídeo ficou fantástico.

Quase tudo mundo tem saudade de "Curtindo a vida adoidado" , inclusive quem não viveu na época .

abraços !

Jandira Rosa disse...

Só um homem da tua estirpe pra passear pelas palavras desse jeito,meu amor. Obrigada pela homenagem e pelos elogios que só um homem apaixonado pode fazer... O tempo passa,e da melhor maneira que pode haver: ao teu lado. E agora, com nossa linda gorducha!
Texto maravilhoso e emocionante. As citações e o saudosismo dos anos 80 estão impagáveis! E o comercial da Honda,excepcional!! Grande beijo.

Canto da Boca on 9 de fevereiro de 2012 às 04:11 disse...

Péra, quem tá velho aqui? "Inclua-me fora dessa", caro Dilberto!
Mas apesar da minha jovialidade e inexperiência diante da vida, não posso deixar de observar o seu passeio pelo mundo das palavras, o seu dom da retórica, e do cinema, que eu não sou besta, e na outra parte que é a mais bonita de tudo: o seu amor, pela parceira, amada e tudo "enquanto" nesse mundo, a Jandira! Deixo meu beijo e meu desejo de que todas as boas coisas aconteçam à ela, à Isabela, a ti e à essa família linda!

;)

Gilberto Carlos on 9 de fevereiro de 2012 às 10:18 disse...

Não gosto desses remakes. Já que os filmes são praticamente novos como era o caso de A hora do espanto, para que fazer uma refilmagem. O melhor é assistir o original, pois está lotado de saudosismo, mas como você disse, pelo menos ainda não mexeram nos clássicos de John Hughes.

Paulo Telles on 12 de fevereiro de 2012 às 10:01 disse...

Salve amigo, prometido e cumprido, rsrs!

Falando sério?

Se tratando em continuações, pudesse ser até interessante, mas seria uma investida arriscada. Já passou mais de 20 anos, e a graça que ficou esta na marca registrada da obra original. Ferris e seus amigos já estão imortalizados como eternos adolescentes tanto na Sétima Arte quanto nos corações dos fãs.

O referido vídeo do comercial, meu nobre, não esta mais disponível no youtube, pois cliquei e deu um aviso que retiraram. Mas sem dúvida há comerciais de um ou dois minutos que fazem mais sucesso que um filme de duas horas ou um programa inteiro de TV.

Um saudoso e emocionante tributo ao filme, que já se tornou um clássico absoluto não somente da década de 1980, mas já um clássico do cinema em sentido ipisis literis da palavra.

Forte Abraço, Dil, e uma ótima semana.

Paulo Néry

 

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web Analytics

VISITE TAMBÉM:

Os Diários do Papai

Em forma de pequenas crônicas, as dores e as delícias de ser um pai de um supertrio de crianças poderosas...

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran