terça-feira, 13 de março de 2012

Entreatos II

Os Maiores Clichês em Cartaz

Tudo bem que, com a produção anual de Cinema em escala industrial (especialmente se proveniente da meca hollywoodiana), fica cada vez mais difícil ser completamente original no que diz respeito à divulgação dos 'blockbusters' da vez. Mas um pouquinho de criatividade não faz mal a ninguém... E o público, sem dúvida, agradece! Por isso é que, bastou fazer sucesso, todas as ideias são imediatamente copiadas para os trabalhos vindouros, principalmente se a temática é parecida - a começar dos próprios cartazes destas produções.

O que dizer dos filmes de ação, por exemplo? Já saturados em suas peripécias em câmera lenta à Matrix ou à John Woo e com suas reviravoltas intermináveis para justificar as saraivadas de balas nos roteiros e o excesso de explosões na tela, parece já ter sido estabelecido um consenso não só na repetição das "tramas" como também nos pôsteres - é só dar uma conferida na imagem ao lado, uma montagem com vários cartazes de superproduções do gênero bem "parecidos": tudo em preto e branco (ou num leve tom sépia), envolvendo algo de fogo!

E os pôsteres "semelhantes" não param por aí, com um pragmatismo gigantesco de certas "temáticas" a serem seguidas: "Herói visto por trás", "olho gigante" e "cabeças grandes no horizonte de uma praia em primeiro plano" são apenas alguns dos clichês mais famosos já há um bom tempo! É o que nos lembra a divertida brincadeira de associação feita no 'site' Design on the rocks - clique e se divirta com várias outras faltas de criatividade em pôsteres de filmes do mundo inteiro!

Batman:
O Maior Super-Herói das HQs


Mesmo ainda tendo minhas dúvidas quanto a este título (um super-herói é "super" somente quando tem "superpoderes"?), o Homem-Morcego bateu gente poderosa, literalmente, e deixou para trás personagens do calibre do Super-Homem e do Homem-Aranha (2º e 3º colocados, respectivamente) em votação feita recentemente entre os leitores da revista especializada Comic Heroes.

Seja pelo visual cada dia mais 'cool' (com ênfase maior no lado sombrio, desde suas origens em 1939, passando pelos esforços de Neal Adams, nos ano 70, e do filme de Tim Burton, em 1989) ou pela bela roupa com o símbolo do Morcego (de acordo com alguns, o mais famoso no mundo inteiro); seja pela formidável (e louca) galeria de vilões ou pela cidade goticamente estilizada e criada especialmente para o personagem cheio de trevas pessoais; seja ainda pelo último filme do personagem, Batman O Cavaleiro das Trevas, de Chritopher Nolan, a adaptação de Quadrinhos mais bem sucedida da história do Cinema (mais razões no divertido texto "50 Razões por que Batman é o maior super-herói de todos os tempos", em Inglês): Batman é, sem dúvida, o personagem mais querido e vendável da atualidade. E "inspirador": vide o Batman de Taubaté, o 'cosplayer' mais famoso da atualidade no combate ao crime!

Os demais votados da lista: Wolverine, em 4º lugar; Juiz Dredd, em 5º; Tintim (super-herói?! O que um filme do Spielberg não faz...) na 6ª posição; Capitão América, em sétimo; Mulher Maravilha, na oitava colocação; Spirit, em nono; e com O Coisa fechando a lista.

|

14 comentários:

Игорь on 13 de março de 2012 às 18:50 disse...

Olá Dilberto !

Criatividade e ousadia não combinam com orçamentos de milhões de dólares. Investe-se no mais vendável.


abraços !

Emmanuela on 13 de março de 2012 às 19:17 disse...

Parece ser bem interessante esse site hein?? Vou conferir!!

Deixando a excentricidade de Almodóvar de lado, particularidade da qual sou refém, como você já percebeu, assista "Biutiful", não perca tempo. Não sei se admira a sensibilidade de Iñárritu, mas o mais novo filme do diretor é capaz de dar uma boa sacudidela até nos mais indiferentes.

Um abraço e parabéns pela versatilidade sempre atraente!

Anônimo disse...

Ola Bat Amigo,
Nao sou chegada aos filmes de ação. Assisiti um nos utimos tempos que me pareceu interessante: os Controladores de Destino ou algo assim.
Tou vendo o comentario da pessoa acima, tambem sugiro que voce assista Biutiful, mas poe o cinto de segurnaça, por que esse sim é um filme de açao, interna. Mexe com nossas crenças, valores, medos.
E é bonito.
Um beijo amigo e obrigada pelas visitas sempre tao simpaticas ao meu blog. Dei uma olhada rapida ali no texto dos dos tipos de mulheres. Concordo, sao varios, como sao varios os tipos de homens. Gostei da metafora das flores, uma viva e a outra murcha.
Lega mesmo!

Felipe Rocha on 13 de março de 2012 às 23:59 disse...

Fala ae brother! Acho que os clichês estão cada vez mais presentes nos filmes de ação hollywoodianos... Soh pra citar mais um além dos já comentados por vc, quem é que nunca viu um filme de ação onde no início um personagem ou a família do "bem" morre e seu parceiro, amigo, irmão, filho,... volta para se vingar e matar todos os envolvidos... CLÁSSICO!!!

Em relação ao Batman, nunca fui um fã incondicional. Mas se eu possuía alguma dúvida em relação ao homem-morcego, atuações de Christian Bale, Heath Ledger, Jack Nicholson, Michael Gough, entre outros... me fizeram ter certeza de seu sucesso!

Abraçoo

cineboy on 14 de março de 2012 às 02:20 disse...

Muito bom essa dos cartazes hahaha! É isso mesmo criatividade nula hein? Hollywood não está no seu melhor momento mesmo. E o cinema de ação é um desfile do mesmo e do medíocre sempre. Eu já fui fã de alguns filmes do gênero,porém hoje precisa de uma reciclagem ou mudança profunda,talvez extinção hehe. Batman vem aí em Dilberto?! A terceira parte de Nolan está aguardadíssima. Vamos conferir.
Até mais meu caro!

Gilberto Carlos on 14 de março de 2012 às 09:15 disse...

Realmente no cinema americano, nada se cria, tudo se copia.

Jefferson C. Vendrame on 14 de março de 2012 às 09:56 disse...

A Grande massa e o povão agradece pela produção desses filmes. Ah, as emissoras de tv tbm...

Ainda bem que continuam a relançar as obras antigas, as vezes penso, o que seria de mim e de muitos outros, se os filmes antigos fossem esquecidos, arquivados e não mais relançados... aff q pesadelo....

Abração

ANTONIO NAHUD on 14 de março de 2012 às 15:55 disse...

Realmente é uma falta de criatividade impressionante...

O Falcão Maltês

Mione on 15 de março de 2012 às 00:11 disse...

Nossa, nunca tinha reparado nisso. Fica bonito, mas uma hora cansa né? Houve épocas em que os cartazes eram cheios de vida, cores e super diferentes uns dos outros... Pena que essa época acabou pelo visto :\

Viu? Voltei! haha
beijo!

Luci on 15 de março de 2012 às 09:35 disse...

então é por isso que qdo vejo um filme fico pensando 'já vi algo parecido'?! rs!!!!
Batman, the best!
bj

on 15 de março de 2012 às 15:03 disse...

Não são só os postêres que vivem de clichês: infelizmente hoje também os roteiros estão cada vez mais previsíveis. Gostei muito dos exemplos no link que você disponibilizou, em especial do "correndo na rua em azul".
Abraços!

Thiago Leite on 17 de março de 2012 às 10:39 disse...

Assim como qualquer coisa produzida com fins artísticos, os cartazes seguem uma moda e só se destacam quando um gênio extrapola seu padrão usual. Não entendo muito de cartazes cinematográficos, mas deve haver nerds especializados nesse tema e que diferenciam os cartazes mais interessantes daqueles mais medíocres.

* * *

Desde que comecei a me interessar por quadrinhos (o que faz poucos anos), "percebi" que Batman era um dos personagens mais interessantes, por vários dos 50 motivos listados no link que você colocou no post. Tanto é que continuo colecionando praticamente todas as coletâneas e graphic novels do alter-ego de Bruce Wayne que saem no Brasil.

Duarte on 19 de março de 2012 às 19:29 disse...

GRANDE, imenso, inconfundível: con expressões incomparáveis, ÚNICO!...
É aquele actor inolvidável que me fez rir e chorar, melhor dito até chorar.
Uma carta aberta bem merecida onde ficam bem latentes os atributos correspondentes.
Os meus parabéns pela iniciativa.
Um abraço enorme

O Árabe on 20 de março de 2012 às 12:57 disse...

Bela e merecida homenagem! Também sou fã do Lewis... e do Martin, inclusive! Meu abraço, boa semana.

 

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web Analytics

VISITE TAMBÉM:

Os Diários do Papai

Em forma de pequenas crônicas, as dores e as delícias de ser um pai de um supertrio de crianças poderosas...

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran