domingo, 25 de março de 2012

ENTREATOS III

Homenagens Tardias:
Aniversários Passados



Ele, sem dúvida, ocupa o especial panteão dos maiores compositores sinfônicos, significando sempre "o cara" das trilhas sonoras - especialmente porque dominou a cena dos grandes clássicos dos anos 70 e 80, muitos na já histórica parceria com o diretor Steven Spielberg e também com George Lucas: Contatos Imediatos do Terceiro Grau, Tubarão, Guerra nas Estrelas (considerada a melhor trilha de todos os tempos,pelo American Film Institute), Superman, Caçadores da Arca Perdida, E.T. e Império do Sol (sem contar as belíssimas trilhas de Jurrasik Park e A Lista de Schindler, de 94). John Williams completou, no último dia 08 de fevereiro, 80 anos de idade - e, o que é melhor, ainda em atividade: na última edição do Oscar (para o qual já foi indicado por incríveis 47 vezes), obteve, numa tacada só, duas indicações pelas boas trilhas deCavalo de GeerraeAs Aventuras de Tintim. Juntamente a gênios da área, como Bernard Hermann, Ennio Morricone e Nino Rota, Williams tem seu lugar cativo na memória afetiva de cada um que já assobiou algum dos seus temas repletos de metais e fantasia! Querendo matar saudade? Clique no vídeo abaixo e se delicie com um 'meddley' (no meu tempo era 'pout-pourri') de alguns dos seus maiores clássicos - impossível não acompanhar assobiando...


Ela foi cantora, atriz, bela, carismática e versátil; a artista feminina mais cara da sua época e um símbolo primordial do tropicalismo (ainda que na afetação 'made in Hollywood'): Carmen Miranda era mesmo notável em tudo o que fazia e, inesquecível por tudo o que representou, mantém-se viva até hoje, cultuada como uma espécie de Elvis dos trópicos... O último dia 09 de fevereiro assinalou 103 anos do seu nascimento - infelizmente, representante de uma alegria contagiante e aparentemente infindável, morreu de forma triste e precocemente, aos 46 anos... Ao lado, na coluna lateral, segue abaixo um fragmento da sua gostosa carreira no Cinema: ao lado de outro aniversariante recente, o ainda bem vivo Jerry Lewis (86 anos), no filme de 1953, Morrendo de Medo (aquele da hilariante e antológica cena em que Jerry imita Carmen, dublando "Mamãe eu quero" com um disco tocado por Dean Martin).


Para o amigo JFS, que me lembrou desta delícia de clássico dos velhos tempos...

E, mais recentemente (ontem, dia 23), um aniversário não poderia deixar de ser lembrado - apesar de ela ter-se ido no ano em que nasci, em 1977: a fascinante, polêmica (teria sido tão má como no livro Mamãezinha Querida, da sua filha adotiva?) e multifacetada Joan Crawford chegou a este mundo há 107 anos e marcou para sempre sua presença por meio do seu talento inesgotável em vários filmes inesquecíveis. Mas não falo da jovem e bela Joan de filmes como Rain e Grand Hotel: ela me marcou muito mais na sua maturidade de clássicos absolutos como Johny Guitar e, o maior de todos, O que terá acontecido a Baby Jane - onde somente uma atriz brilhante poderia ser páreo para duelar com uma bestialmente genial Bette Davis e sua vilã diabolicamente infantil Jane Hudson, que infernizava (dizem que também nos bastidores, onde a rivalidade entre as atrizes era quase igual à vista nas telas) a vida de sua irmã Blanche (Joan), uma aparentemente vítima paraplégica devido a um acidente de carro. De longe, o maior suspense psicológico da História cinematográfica (beirando mesmo o gênero Terror), com uma inesquecível interpretação deste mito hollywoodiano eterno...


|

16 comentários:

cineboy on 25 de março de 2012 às 02:09 disse...

é aniversário pra cinéfilo nenhum botar defeito Dilberto! ótimas lembranças de grandes artistas da sétima arte.

Jota Effe Esse on 25 de março de 2012 às 06:41 disse...

Obrigado, amigo Dilberto, pela homenagem aí ao lado. É muito bom ouvir esses clássicos na voz da pequena notável. Meu abraço.

Claudinha ੴ on 25 de março de 2012 às 10:52 disse...

Olá Dil!
Que bela homenagem!
A música faz parte, de maneira inseparável, da magia do cinema, de todo o encanto que ele nos proporciona. John Williams foi sem dúvida um gênio. Sobre Carmem, apesar de não gostar muito, reconheço e reverencio todo o sucesso e o fato de ter colocado o Brasil e nossas belezas em evidência lá fora. Joan, conheci nas sessões da tarde, meu pai sempre falou muito bem do trabalho dela. Enfim, parabéns a você por sempre nos manter ligados no que o cinema tem de melhor! Um beijo

Claudinha ੴ on 25 de março de 2012 às 11:08 disse...

Voltei pra dizer que adorei o vídeo do Jerry imitando a Carmem... E o Dean Martin novinho... adorei!

Sousa disse...

Isto é que eu chamo de um grande post: informações cheias de carinho e admiração no capricho e vídeos com momentos inesquecíveis do cinema, em imagem e música! Meu ema favorito do Jon Wiliams é o de Superman.

Игорь on 25 de março de 2012 às 12:38 disse...

Mais um pouco de boa nostalgia !

assim dá a impressão que não existe o hoje no cinema heheheh.

( às vezes, me sinto assim com os filmes de hoje: muitos efeitos e pouco coração).

abração

on 25 de março de 2012 às 15:59 disse...

Parabéns por lembrar todos esses aniversariantes ilustres! Concordo que "Baby Jane" é um dos maiores dramas psicológicos de todos os tempos (talvez empatado com "Quem tem medo de Virginia Woolf?").
Abraços!

ANTONIO NAHUD on 25 de março de 2012 às 19:56 disse...

Três nomes super significativos.

O Falcão Maltês

Lays Souza on 25 de março de 2012 às 20:55 disse...

John Williams. Posso dizer que as trilhas magníficas que compôs não são trilhas apenas desses grandes filmes, mas são as trilhas de nossa vida! Durante brincadeiras "espaciais" ou "aventuras" cantarolava suas músicas. Idolatrava-o inconscientemente. Mas, olha eu aqui falando de infância novamente!
Carmen Miranda. Quem não gosta de Carmen Miranda? Amo todos os seus filmes, mas como é de se esperar, meu favorito é o citado Morrendo de Medo, ao lado do meu cineasta favorito. Carnaval? Festas à fantasia? Carmen Miranda, sem dúvida! E claro, falando de Carmen, também acabamos lembramos do tão esquecido cinema brasileiro, não tão apreciado, infelizmente.
E Joan Crawford... Dela não posso falar muito, pois não a conheço tanto. Ainda. Assisti apenas o mais famoso, o qual gostei muito. Comprometo-me a conhecê-la!
E Dilberto, parabéns pelo grande post!

Jefferson C. Vendrame on 26 de março de 2012 às 11:03 disse...

Dilberto, sem dúvidas um Post Sensacional. Parabéns. Williams é ao meu ver um dos poucos hoje que tudo que faz é perfeito. Carmem Miranda,despensa comentários. Eterna.

Grande abraço

Felipe Rocha on 26 de março de 2012 às 14:34 disse...

Realmente homenagens que fazem a diferença! Personalidades que fizeram história!!! Um salve para nossa Pequena Notável!!!

O Cinéfilos ficou meio ausente esses dias por problemas técnicos, em breve novas postagens...

Um abraço meu brother!!!

Suzane Weck on 27 de março de 2012 às 01:30 disse...

Passando para desejar uma ótima semana e parabenizar pela excelente matéria.Grande abraço querido amigo.

Daniel on 27 de março de 2012 às 17:54 disse...

Merecidas homenagens.
Daniel

Rubi on 27 de março de 2012 às 22:42 disse...

Mas que ótimo post Dilberto! Confesso que não conhecia muito o brilhante trabalho de John Williams, mas percebe-se que ele foi importantíssimo. Uma pena que são pouquíssimos os que falam sobre ele.

Quanto a Carmen, fica até difícil falar. Sou super fã dela. Tanto pela atriz quanto pela cantora. Nunca vi um filme tão divertido quanto Copacabana. Ela e Groucho estão perfeitos e a trilha sonora é um espetáculo à parte.

E por último, mas não menos importante, Joan Crawford. Por mais que eu assista seus filmes, nenhum vai me surpreender tanto quanto O Que Terá Acontecido a Baby Jane. É fantástico.

Aliás, aproveitando sua ilistre visita no meu blog. Você chegou a ver o post sobre Buster Keaton? Se não, dê uma olhada... tem uma surpresa pra você!

Até breve Dilberto!

Marcelo Castro Moraes on 30 de março de 2012 às 08:27 disse...

Valeu por ter curtido minha postagem meu amigo. Continue seguindo minha pagina que sigo a sua.

Abraços

Canto da Boca on 1 de abril de 2012 às 17:56 disse...

Ah, amigo Dilberto, fiquei aqui ouvindo John Williams, e sentindo a musicalidade da música.
E nas demais homenagens rendidas, tinha que ser você, um especialista em cinema e em palavras!

Abraço, e estou de volta, espero!

 

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web Analytics

VISITE TAMBÉM:

Os Diários do Papai

Em forma de pequenas crônicas, as dores e as delícias de ser um pai de um supertrio de crianças poderosas...

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran