domingo, 28 de outubro de 2012

Esquerdas e Bandeiras...



Domingão em casa, 16:45 h, preparando materiais para as aulas da semana, e algo fica a me cutucar... Não, não se trata das cutucadas virtuais do Face (coisa que até hoje não entendi para que serve!), mas, sim, de algo dentro das ideias, sobre uma coisa que eu teria que fazer, mas que não me lembro direito o quê... Jesus: ainda não votei! É correr para pegar a primeira camiseta vermelha em homenagem à velha Esquerda de guerra e seguir para o antigo bairro, Maranhão Novo, a alguns quilômetros daqui! A falta de empolgação pelas eleições é que "astravanca" a nova democracia - também, com o quadro de candidatos que se desenhou para estas eleições locais... E sigam-me os bons (e esquecidos)!

Diacho: não há camisas vermelhas a não ser uma social e duas em estilo 'nerd'! E, entre uma com estampa do Barney Rubble dos Flintstones e outra com os medalhões da Marvel, sigo a toda, com parte dos Vingadores e dos X-Men no peito, para as urnas - alguma empolgação tenho que fazer surgir, nem que seja via heróis de Quadrinhos, com a chama adolescente de outrora, quando das primeiras vezes em que votei...

Vermelho, eleições, juventude... Eu então votava com minha medalhinha do PT, mesmo jamais tendo me filiado a partido algum, extremamente empolgado com a Esquerda alimentada dos CAs da universidade e das propostas de um novo tempo para o Maranhão, de verdade, sem Sarneys, sem os reacionários métodos políticos a favor do grande capital e massacrando o povo na miséria e na ignorância... O povo se libertaria em breve, seria só uma questão de tempo...

Hoje, apesar de Lula ser ainda um dos melhores presidentes brasileiros (ao lado do histrionismo desenvolvimentista sem lastro de Kubitscheck e das inovações sociais e de políticas públicas e trabalhistas com a ditadura fascista de Vargas), aquele vermelho acabou esmaecido pra mim... E não foi por causa das corrupções existentes ao longo do seu Governo (cujo estardalhaço são a pauta do dia: infelizmente, Política se faz com governabilidade e tais práticas vêm de longas datas...), nem pela certa decepção com o fim daquela boa "ideologia esquerdista" (ainda tenho o Lula em alta conta): o que me doeu profundamente, e me fez arrancar a estrela do meu peito para sempre, foi a aliança e a amizade com Sarney e Roseana, os maiores tumores do meu paupérrimo estado há 5 décadas...

Cores, direções e desapontamentos à parte, faltando cinco minutos para as 17 h ("No meu, faltam 2 minutos..." e "No meu já são 5 horas!" eram o que tripudiavam os mesários fanfarrões em meu desfavor - "Até a urna se encerrar, ainda posso votar!"), votei na opção que tinha pela mudança do atual quadro político de São Luís, dominado por uma raposa velha dos tempos da Ditadura Militar e cria de Sarney... Coincidentemente, a esperança, apesar de evangélico e de algumas ideias conservadoras (PTC, um desses partidos nanico-cristãos), é jovem, adotou o vermelho e foi largamente apoiado por um mestre "comunista" (do PCdoB) - e venceu as eleições!

Viver sem esperança não é viver - e ficar a apontar o dedo para todos os "políticos ladrões" não se converterá em solução para os problemas que enfrentamos diariamente em sociedade. Voltei para a casa com a camiseta vermelha com motivos infanto-juvenis bem suada (esta ilha maranhense anda muito quente... E nem falo das baixarias que o outro candidato, coincidentemente, do PSDB, andou aprontando no cenário político local, louco para se reeleger aos 75 anos), abracei minha filha linda de 2 anos e 5 meses e fiquei a conjecturar: se as regras de mercado e de governabilidade impuseram à Esquerda marcas esmaecidas de sonhos ideológicos de outrora, quais serão as cores que ainda tremularão quando minha menininha estiver em idade de poder votar... Só espero uma coisa: que sua empolgação pela Democracia não esmaeça jamais - e que ela saiba votar, tal como o pai dela sempre procurou fazer!

                                     

|

1 comentários:

Claudinha ੴ on 29 de outubro de 2012 às 21:37 disse...

Olá Dil!
Acho que escolheu a melhor camiseta. Vermelha (a cor perfeita) e Marvel. Tenho a ligeira impressão que Jandira balançou a cabeça e fez assim: tsc, tsc, tsc, parece o Dr Sheldon...rsrs.
Mas concordo com sua preocupação com o futuro e com Isabela e seu exercer de cidadania, eu também penso assim. Só discordamos quando ao ex presidente Lula que não acho que foi um dos melhores. Não gosto do PT e nem de sua ideologia, mas respeito e me perdoe por escrever isso aqui. Aliás, não gosto de bigodudos sarnentos, nem de política. Mas cumpri meu dever com garra, assim como você, dentro das minhas convicções e dentro que que a esperança me conduz. Fico orgulhosa de sabê-lo assim, mesmo com decepções, corajoso em cumprir sua missão.
Um beijo! Beijos pras suas 'mininas' lindas!

 

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web Analytics

VISITE TAMBÉM:

Os Diários do Papai

Em forma de pequenas crônicas, as dores e as delícias de ser um pai de um supertrio de crianças poderosas...

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran