sábado, 6 de outubro de 2012

"Festa da Democracia":
Saúde, educação, emprego e renda...


É festa! Todos se irmanam para falar mal dos nossos representantes políticos, sendo que a grande maioria sequer se lembra em que votou nas últimas eleições! Tudo é proibido (boca de urna, bebida etc.), mas, ao mesmo tempo, tudo é permitido (boca de urna, bebida etc.)! O clima carnavalesco toma conta das ruas e, por conta do seu local de votação, aquele mesmo que você nunca trocou porque não teve tempo de se lembrar, torna-se uma desculpa para dar uma passadinha na casa da mamãe, ali pertinho...

Aqui em São Luís ainda há resistência ao domínio do Coronel Bigodudo e seus candidatos, que, desde meados da década de 80, jamais sequer ameaçaram alguma expressividade de votos. Apesar disso, não estamos lá muito bem servidos de opções neste pleito: entre a dita "renovação" de jovens rostinhos evangélicos e as raposas matreiras de longas datas, o povo ludovicense, assim como o brasileiro de um modo geral, anda bastante descrente e confuso...

E o que dizer do voto para vereador? 30 segundos na tela da TV e panfletos, pôsteres, "bandeiraços" e afins a emporcalhar a cidade e a "vender" produtos de baixíssima qualidade... "Tens candidato para vereador?" "Não..." "Essa menina, pega o santinho do teu tio... Olhe, não é por ser meu irmão, mas ele é batalhador e 'tá precisado dessa boquinha..." - e assim se propaga a consciência política!

Só nesta ilha há, para o pleito 2012, 681 candidatos concorrem a 31 vagas na Câmara Municipal de São Luís... Para fazer o quê, mesmo? Afinal, a Câmara é um terreno de ilustres desconhecidos para a esmagadora maioria de ludovicenses, diante do muitas vezes apático e reduzido volume de trabalho de um vereador, com atribuições bem espremidas em relação aos seus "vizinhos ricos" da Assembleia Legislativa... Mas vamos lá: renovar é a ordem! Entretanto, na lista de todos os candidatos à cadeira do Legislativo municipal deste ano, segue o mais do mesmo: uns debochados; outros poucos sérios; e a grande maioria formada de aventureiros que não merecem sequer atenção... Uns visando o bom salário de mais de quase 10 mil reais líquidos; outros com boas intenções ideológicas em relação a mudar os rumos políticos da Cidade; mas a grande massa atrás apenas de "algo mais", numa "profissão" para uma súcia que não para de crescer, ano após ano...

E segue a festa da democracia: algo falsamente animado, cuja ressaca se amarga nos quatro anos seguintes... Afinal, esse povo todo só se reunirá de novo, em sua maioria, para falar mal dos políticos daqui a dois anos... Ou, então, para celebrar as festas do pão e circo de algum megaevento pago com o dinheiro público!

|

6 comentários:

Claudinha ੴ on 7 de outubro de 2012 às 19:16 disse...

Ah meu caro e DILeto amigo! Imagino aí nas terras do coroné bigugudu... Aqui tudo ferve. Mas os dois candidatos daqui são gente boa, o problema é que seus seguidores se exaltam de uma maneira terrível. Agora a pouco, meu vizinho de frente, candidato a vereador foi atingido por uma lata de cerveja cheia. Ele estava quieto em sua casa.
Seja quem for escolhido, aqui ou ali, creio que deve ter a responsabilidade sobre nós e sobre nossas escolhas. Infelizmente não é sempre assim que acontece... Um beijo procê pras suas mininas!
Aqui, eu e Ana estamos revendo Woodstock.
Adorei sua charge, dá bem vontade de fazer isso!

Dulce Miller on 7 de outubro de 2012 às 21:00 disse...

O que eu vi hoje na minha cidade foi a festa do LIXO! Fazia tempo que não via tanta sujeira pelas ruas, lixo eleitoral x politicagem!
Mas tudo bem, tá tudo certo. O povo tem realmente a memória muito curta!

Beijos

Duarte on 8 de outubro de 2012 às 12:28 disse...

Humor com H.
Não sabia que tinhas regressado...
Penso que poucos políticos merecem que se fale bem dos seus feitos, lamentavelmente, pelo menos por estes lares.
Não estou ao corrente daquilo que por aí se coze, mas tratado assim dá para ilustra-se e passar um bom bocado.
Desejo que estejas bem.
Abraços de amizade

Игорь on 10 de outubro de 2012 às 10:09 disse...

Olá Dilberto!

Gostei do termo intenções ideológicas...

Algo que está fossilizado no século XX e foi substituído pelo pragmatismo.

abraços !

Elizabeth F. de Oliveira on 10 de outubro de 2012 às 17:47 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elizabeth F. de Oliveira on 10 de outubro de 2012 às 17:50 disse...

Muito bom o texto, com pitadas de um humor requintado. Dei boas risadas ao lê-lo e sobretudo com ele me identifiquei, ao pegar um santinho que minha irmã me deu para votar em seu candidato que sequer conhecia. É assim a política que se faz por aqui, capaz de suscitar um texto tão bem humorado para nossa diversão, amenizando os quatro próximos anos que iremos amargar com os que foram eleitos.
Abçs, meu caro!

 

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web Analytics

VISITE TAMBÉM:

Os Diários do Papai

Em forma de pequenas crônicas, as dores e as delícias de ser um pai de um supertrio de crianças poderosas...

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran