quarta-feira, 24 de julho de 2013

ROCK IT!

Ainda me lembro de quando um amigo me lembrava, no dia 13 de julho de 1994, no nosso último ano de colegial: "Hoje é dia do rock, cara: 40 anos!"... A partir daí, conversamos bastante sobre nossa paixão pelo Rock "original" em comum: eu, que já adorava Elvis, Bill Halley, Chuck Berry e Beatles, e ele, que me apresentou a Jerry Lee Lewis. Posso dizer que, naquele ano, nasci para o rock! Tudo bem, já curtia alguns conjuntos nacionais (insisto em chamar de "conjuntos musicais", por achar que banda é coisa antiga e integra muito mais músicos do que os costumeiros 4 ou 5 dos astros atuais), como Blitz, Ultraje, Legião... Mas só aí dava-me ao luxo de buscar as outras vertentes e ir mais fundo num gênero que ainda não me era tão caro (meu negócio então era mais Bossa Nova, Chico Buarque e a Velha Guarda da MPB) e hoje, na minha ampla galeria de favoritos, facilmente incluo Queen, U2, Raul, The Clash...

Mas como qualquer lista sempre deixará algo de fora, a presente em nada pretende ser definitiva, apenas elencando grandes nomes e clássicas canções que fizeram a História do gênero, deixando de lado apenas aqueles que fugiam um pouco do estilo "tradicional/pop" que define o ritmo até hoje - e, por isso, ficaram de fora nomes que adoro, mas que misturavam muitos gêneros e estilos, como Secos e Molhados, Os Mutantes, Los Hermanos... Quando penso em rock,impossível não pensar em Chuck Berry, Carl Perkins, Roy Orbison, The Animals, Creedence Clearwater Revival, Guns'n'Roses, Cássia Eller, Rita Lee, Pitty... Mas numa apertada lista de 25 nomes, seria impossível reunir todo mundo!

Pois quem nunca tocou uma guitarra imaginária que atire a primeira pedra - e eu, que sempre fui "das antigas", já toquei muito "piano imaginário" imitando o ídolo Jerry Lee Lewis... E, como o dia do rock deste ano, quase 20 anos depois daquela minha "iniciação", caiu na data do retorno dos Morcegos ao mundo virtual, falando de Cinema com a volta do último filho de Krypton (primeira postagem desta temporada: veja aqui), só agora trago à baila uma singela listinha de meus "25 maiores clássicos do rock", entre cantores e "bandas", canções ou discos inesquecíveis, que listei na fanpage dos Morcegos no Facebook (siga-nos: 'link' ao lado), naquela solitária noite de sábado, último dia 13, mas que quase ninguém viu (ou "curtiu"): então, aumenta que isso aí é rock'n roll - clique nos 'links' e viaje no tempo com esta escalada deste ritmo amado desde os seus primórdios até os dias atuais!



1. E tudo começou com eles: 13 de julho de 1954 - Rock around the clock - Bill Haley and his Comets



2. 'The Killer' Jerry Lee Lewis: uma fera inovadora dos pianos... 
3. Falando em piano, esse paradoxo (gay, evangélico, roqueiro, pastor) chamado Little Richard


4. Entre clássicos do blues/rockabilly e inesquecíveis baladas românticas, o Rei Elvis Presley não poderia ser lembrado só com uma canção... Segue disco completo com seus maiores clássicos!
5. O mesmo se diga sobre a melhor "banda" de todos os tempos: os maiores 'top hits' dos Beatles estão aí...

6. Difícil escolher uma só desses caras, mas gosto muito da levada do início deles: Rolling Stones - Paint It Black
7. E o que seria do rock sem as baladas 'surf anos 60' dos Beach Boys? Wouldn't it be nice?
8. Rock é mutação constante... David Bowie - Starman
9. Por aqui, apesar de Gonzaga e de Cely, o rock "começou" mesmo com eles (Roberto e Erasmo): "iê-iê-iê" 'rules' - Roberto Carlos (LP de 1966)
11. Força viva em versão feminina: Janis Joplin's Greatest Hits - Full Album
12. Rock... Até onde a estrada levar: Steppenwolf - Born To Be Wild
13. Simples e diretos: The Ramones - Blitzkrieg Bop ("Hey Ho! Let's Go!")
14. Jim Morrison... Aqueles sintetizadores... Viagens incríveis... Simplesmente The Doors...
15. Pais do heavy metal e polêmicos: Black Sabath (com Ozzy Osbourne- Paranoid
16. Misturou tudo, tanto na vida pessoal como no seu rock legitimamente brasileiro, truncado de estilos e ritmos... "Toca Rauuuuul": Raul Seixas - Krig ha, bandolo! 1973 (álbum completo)
17. Esses caras eram mesmo divinos, numa eterna escada para o céu: Led Zeppellin - Kashmir
18. Mamma mia, let me go... Simplesmente geniais: Queen - Greatest Hits [Full Album]
19. Apenas mais um tijolo no muro? Absolutamente, não: mais um incrível disco-conceito do Pink Floyd - The Wall - Full Album
20. Eles mudaram, adicionaram ritmos... E continuaram geniais em seu melhor disco: The Clash - London Calling 1979 (Full Album)
21. Como, pra mim, é impossível escolher um grupo do famoso "rock anos 80" brasileiro, aqui vai uma mescla com alguns dos meus favoritos: Blitz, Ultraje, Legião Urbana, Barão Vermelho, Capital Inicial, Ira... Rock Nacional anos 80
22. Irlandeses rock/pop insuperáveis... Disco maior, recheado de clássicos 'top hits': U2 - The Joshua Tree
23. Disco igualmente recheado de 'hits' desses ingleses feras: Dire Straits - Brothers In Arms - (album completo)
24. Espírito jovem demais: Kurt foi-se muito cedo... Nirvana - Smells Like Teen Spirit
25. Rock novo: esse rapaz, Jack White, vai longe... Esta já é um clássico moderno, do tempo da dupla com a bateirista Meg White: The White Stripes - Seven Nation Army
|

2 comentários:

Lays Lewis on 25 de julho de 2013 às 23:19 disse...

Não dá pra deixar de comentar um post com o meus favoritos: Elvis Presley e Nirvana. Um tanto distantes, mas são os meu favoritos. Fora esse tanto de música boa, de ROCK n' ROLL! Ah! Ramones, Legião, Janis, The Clash, Queen... Só de falar dá AQUELE arrepio. Não consigo imaginar minha vida hoje sem esses caras. Pra mim, o dia 13 de julho é só mais um dia qualquer, porque, pra mim pelo menos, todo dia é dia de ROCK!!!

Unknown on 26 de julho de 2013 às 09:43 disse...

Jerry é o primeiro q me ocorre qdo o assunto é rock, depois vem Elvis, Rooling...
Dire, Nirvana e... Metallica!!!!!!!!
bj Dil

 

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web Analytics

VISITE TAMBÉM:

Os Diários do Papai

Em forma de pequenas crônicas, as dores e as delícias de ser um pai de um supertrio de crianças poderosas...

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran